MAURILANDIA DO TOCANTINS – TO

Maurilândia do Tocantins, teve seu plebiscito, realizado em 10 de fevereiro de 1991, a vontade da emancipação fluía na alma da maioria dos maurilândenses, e as urnas corresponderam, sufragando 466 votos a favor, contra 6 votos conta.

Por força da Lei Estadual nº 251/91, de 20/02/1991, publicada pela segunda vez no diário oficial de 14/06/1991, foi criado e emancipado o município de Maurilândia do Tocantins, desmembrando do município de Tocantinópolis.

Em 03/10/92, foi realizada a primeira eleição em Maurilândia do Tocantins, sagrou-se vencedor o Sr. Raimundo Ferreira Chaves para prefeito municipal tendo como vice-prefeito o Sr. Raimundo Bezerra Morais.

Em 01/01/93, foi instalado oficialmente o Município de Maurilândia do Tocantins, tendo como prefeito o Senhor Raimundo Ferreira Chaves e empossado os nove vereadores da Câmara Municipal, o qual teve como presidente o vereador Raimundo Pereira Feitosa.

Clima e Temperatura

Por sua localização Fitoecológico, o município de Maurilândia do Tocantins, está numa área de transição climática com predominância de Clima Tropical úmido com a temperatura média anual de 24 ºC e 28 ºC, as máximas ocorrem de agosto a setembro com 38 ºC e as mínimas em julho com 22 ºC. A média da umidade relativa do ar é de 79%.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

O Município de Maurilândia do Tocantins está localizado na região Norte do Estado do Tocantins, fazendo divisa ao Norte com o Município de Itaguatins, a Oeste com os Municípios de São Bento do Tocantins e Cachoeirinha, ao Sul com os Municípios de Tocantinópolis e Luzinópolis, a Leste com o Estado do Maranhão. Segundo dados do IBGE (2010), a área total do município é de 738.115 km². Localiza-se a uma “latitude de 05º57’11’’ sul e a uma longitude de 47º30’23’’ oeste, estando a uma altitude de 156 metros acima do nível do mar.

ECOCONOMIA E SOCIEDADE

A atualmente a população ocupada no ano de 2019, no município de Maurilândia do Tocantins, é de 251( xxx) pessoas. A cidade conta com pequena rede de lojas e comércios varejistas de pequeno porte, diversificado, em vários segmentos, como por exemplo, confecções, utilidades, móveis e eletrodomésticos, alimentos etc. Boa parte dos produtos consumidos em Maurilândia do Tocantins, provem de outras cidades, principalmente de Imperatriz – MA e Tocantinópolis – TO.