Romarias do Senhor do Bonfim serão transmitidas, ao vivo, pela internet

0
9

Em fase de planejamento técnico e logístico, as transmissões terão apoio do Governo do Estado e da Adetuc

As romarias do Senhor do Bonfim constituem as maiores e mais importantes manifestações culturais do Estado. Este ano, devido a pandemia do Coronavírus, as missas, que foram canceladas para evitar aglomerações, serão transmitidas ao vivo, no dia 15 de agosto. Representantes do Governo e membros da Igreja Católica das cidades de Tabocão e Araguacema se reuniram, através de videoconferência, na manhã desta quinta, 30, para discutir as diretrizes do projeto.

Com o objetivo de manter viva a tradição religiosa e cultural, os fiéis poderão assistir, em tempo real, às celebrações. Segundo o Secretário de Comunicação do Estado, Élcio Mendes, nos próximos dias, a equipe técnica do setor irá visitar os municípios para ajustar os detalhes das transmissões. “Atendemos a um pedido do governador Mauro Carlesse e vamos conseguir levar a romaria até as casas dos devotos”, pontuou o Secretário.

Durante a reunião, o Presidente da Agência do Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Economia Criativa, Tom Lyra, frisou a importância cultural das romarias e enfatizou que a data faz parte do calendário cultural do Tocantins. “Visando o bem coletivo, as pessoas não poderão fazer a tradicional peregrinação, mas, graças à tecnologia, poderemos manter viva essa manifestação cultural tão importante e valiosa para o nosso Estado”, enfatizou o gestor.

“Agora, sabemos que um número maior de fiéis poderá participar das romarias, mesmo que assistindo pela TV ou celular”, pontuou o Padre Mauri Barbosa, que, durante a videoconferência, agradeceu o apoio do Estado, “somos gratos ao Governo e estamos muito felizes com a iniciativa”.

A reunião contou, ainda, com a participação do Frei Willian Dantas, de Araguacema; do Coronel Barbosa, da Polícia Militar do Tocantins; da Superintendente do Desenvolvimento da Cultura da Adetuc, Lorena Ribeiro; da Gerente de Acervos e Patrimônio Histórico e Artistico, Aline Alves; e da Gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Livia Iwasse. O Padre Leomar, representante da cidade de Natividade, apesar de não ter conseguido participar da reunião, se manifestou favorável ao projeto.

Transmissões

Em fase de planejamento técnico e logístico, as transmissões terão o apoio Governo do Estado e da Adetuc, além da comunidade local dos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema. A missas serão transmitidas,no dia 15 de Agosto, ao vivo, pela internet.

 

Por: Redação Adetuc