Estado passa de 3,2 mil focos de incêndios em 2023; veja como evitar e denunciar

0
120

Número apresenta uma queda, mas não é hora para população se descuidar. Incêndios prejudicam o meio ambiente e a qualidade de vida da própria população. Do início do ano até agora já foram registrados mais de 3 mil focos queimadas no Tocantins
O período de estiagem no Tocantins começou e as condições climáticas estão propícias para o surgimento de grandes incêndios florestais. O estado apresenta uma queda no número de focos em relação ao ano passado, mas isso não é desculpa para a população se descuidar.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Até o dia 19 de julho foram registrados 3.281 focos de queimadas, de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No mesmo período no ano passado eram 3.784 – a queda foi de 13%.
Os órgãos que atuam no combate às queimadas estão agindo há bastante tempo com ações de prevenção. Segundo o superintendente da Defesa Civil de Palmas, a atuação é feita em etapas para conscientizar a população e se preparar para o combate.
“A brigada já foi capacitada e está atendendo ocorrências para debelar esses focos que forem surgindo na capital”, afirmou Bruno Maciel Grama.
Todo estado segue com atenção máxima, pois o clima seco e os ventos fortes tomam conta de todo território. O governo do estado publicou uma portaria que proíbe a emissão e a vigência de autorizações ambientais para queimadas controladas.
“Nós estamos chegando ao período mais crítico do ano, onde passa a vigorar a portaria do Naturatins proibindo qualquer tipo de queimada, inclusive as com licenciamento”, explicou o tenente-coronel Benvindo Filho.
Fumaça encobriu a área urbana de Palmas e deixou apenas silhuetas de prédios visíveis, em 2022
Patrício Reis/g1
LEIA TAMBÉM
Autorizações para uso do fogo são suspensas no Tocantins; Entenda
Simultaneamente também são feitos os trabalhos de conscientização. Como é o caso do projeto Foco no Fogo, criado em 2020 em parceria com diversos órgãos públicos e privados.
“A gente destaca algumas cidades em que fazemos rotas, visitando as propriedades rurais e conscientizando aquela comunidade para evitar o uso do fogo nesse período mais crítico”, disse o bombeiro.
A população pode contribuir para o controle. Além de evitar o uso do fogo na vegetação, lixos e demais áreas, também podem ser feitas denúncias de focos de queimadas. Através dos contatos da Defesa Civil, em Palmas a denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 e (63) 99242-3285 (WhatsApp).
Queimada atinge serra do Lajeado em Palmas
Luiz Henrique Machado/Corpo de Bombeiros
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins