Gurupi fará mutirão de saúde e de atualização do Auxílio Brasil para mais de 300 famílias da zona rural

0
108


Ação será nesta sexta-feira (20) no povoado Trevo da Praia. No local também terá castração de cães e gatos. Mutirão de saúde vai atender famílias na zona rural de Gurupi
Lino Vargas/Prefeitura de Gurupi
A prefeitura de Gurupi fará, na próxima sexta-feira (20), um mutirão de saúde no Povoado Trevo da Praia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é levar vários atendimentos, incluindo atualização cadastral do programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, para mais de 300 famílias que moram na região. Serviços de castração de cães e gatos também estarão disponíveis.
As ações serão realizadas ao longo de todo o dia na Unidade Básica de Saúde (UBS) e na Escola Benevenuto Alves Moreira, a partir das 8h.
O mutirão pretende mobilizar famílias do Trevo da Praia e de propriedades rurais da região para atendimentos médicos e de enfermagem. A ideia é ampliar e facilitar o acesso aos serviços da saúde. Conforme a prefeitura, serão oferecidos os seguintes serviços de forma gratuita:
Aferição de pressão e glicemia
Atendimento de fisioterapia
Atualização do cartão de vacinas de rotina
Vacina contra a Covid-19 e influenza
Distribuição de kits de odontologia
Palestra sobre saúde
Castração de animais
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também estará no mutirão com atividades voltadas aos animais. Serão disponibilizados testes rápidos para leishmaniose e a castração de cães e gatos.
O serviço será feito por profissionais no ‘Castramóvel’. “A castração é importante para o controle populacional e a prevenção de doenças nos animais. Os tutores interessados em realizar a castração de cães ou gatos, deverão levar os animais em jejum de 08 horas, sem alimentos e sem água”, disse a coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas.
Vacinação
A comunidade do Trevo da Praia e região também poderá atualizar o cartão de vacina de toda a família. Estarão disponíveis as vacinas de rotina, que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Profissionais de saúde também vão aplicar imunizantes que protegem contra a influenza, sarampo e Covid-19, de acordo com os públicos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins