Moradores e professores se juntam para fazer cobranças ao poder público em Araguaína: ‘Gritando por socorro’

0
50


Educadores reivindicam reajuste de 33,24% nos salários, enquanto os moradores pedem pavimentação nas ruas do setor Monte Sinai. Manifestações de grupos diferentes são realizadas na frente da prefeitura de Araguaína
Cansados de esperar, moradores e professores de Araguaína, região norte do Tocantins, se reuniram em frente à sede da prefeitura para cobrar o poder público. Os educadores reivindicam um reajuste de 33,24% nos salários, enquanto os moradores pedem pavimentação nas ruas do setor Monte Sinai.
Até o momento, segundo a categoria, o reajuste feito pela prefeitura na educação foi de 10,28%. Em janeiro deste ano, o governo federal anunciou um aumento de 33,24% no piso salarial dos professores . A diferença ainda é de quase 23% para chegar à média nacional.
Os educadores araguainenses dizem que a situação faze todos se sentirem desvalorizados e desmotivados para continuar ensinando. “O que nós estamos querendo é o nosso direito sendo respeitado, só isso. Não queremos nenhum favor”, disse a professora, Maria Jucileide.
Os moradores do setor Monte Sinai também se juntaram às manifestações para cobrar melhorias na infraestrutura. O técnico de informática Jadson Borges explica que a péssima condição das ruas e poeira prejudicam a saúde dos moradores.
“Criança adoecendo o tempo todo por conta da poeira, tem idoso que não recebe assistência porque os carros não conseguem entrar na rua pra pegar e levar para um hospital. Então nós vivemos hoje lá em estado de calamidade. Estamos gritando por socorro”.
Moradores cobram asfalto no setor Monte Sinais, em Araguaína
Reprodução/ TV Anhnguera
O bairro existe há 10 anos e os problemas com a pavimentação não são novidade. Em 2021, durante a programação do aniversário de Araguaína foi dedicado um momento específico para a assinatura da ordem de serviço das obras de asfalto e drenagem do setor Monte Sinai. Só que até o momento os trabalhos não foram iniciados.
“Dizer pra gente que talvez em agosto de 2023 o nosso setor será asfaltado. Isso é um desprezo. É uma falta de respeito com o cidadão araguainense, principalmente com quem mora no Monte Sinai”, destacou o morador Wanderson Freitas.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Araguaína disse que os reajustes de 33,24% fariam com que a folha de pagamento ultrapassasse o limite de 60% do orçamento municipal, o que segundo o município é proibido pela lei de responsabilidade fiscal.
Já sobre a manifestação dos moradores que estão cobrando a pavimentação, foi informado que após a licitação, a empresa contratada pediu o reequilíbrio dos valores do contrato por conta da alta de preços do mercado, mas a previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.
Manifestações no Tocantins
O anúncio de aumento do piso salarial dos professores tem causado manifestações em várias cidades do Tocantins. Já foram registrados atos em Miracema, Santa Tezera, Gurupi, Porto Nacional e Araguaína. As reivindicações e paralisações estão acontecendo desde abril.
Professores protestam e cobram pagamento de reajuste de 33%
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins