Nova plataforma passa a recepcionar manifestações das ouvidorias do Governo do Estado a partir deste domingo

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Com isso, fica mais simples e acessível ao cidadão tocantinense manifestar a sua opinião, bem como fazer solicitações de acesso às informações.
Fonte Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins   

Neste domingo, 1º, passa a valer a adesão do Governo do Tocantins ao  Fala.BR, plataforma federal de ouvidoria e acesso à informação. Isso significa que as manifestações do cidadão referentes aos serviços ofertados pelo Governo do Estado passam a ser recepcionadas pelo sistema do Governo Federal. Ao mesmo tempo, o tratamento destas continua sendo realizado pela Controladoria-Geral do Estado, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, unidade administrativa do órgão.

Com isso, ficou mais simples, ágil e acessível ao cidadão tocantinense manifestar a sua opinião, bem como fazer solicitações de acesso às informações. “A adesão do nosso sistema de ouvidorias com essa plataforma federal é muito positiva, já que a integração das funcionalidades moderniza a operacionalização e facilita a vida dos usuários e dos gestores em todos os níveis de Governo, pois a interface mais amigável traz melhorias como no tratamento das manifestações, no cadastro e acesso dos usuários”, ressalta o secretário-chefe da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda.

O acesso aos canais de recepção da ouvidoria continuam os mesmos na internet, por telefone, carta ou na sede do órgão. O que muda é que ao acessar a plataforma pelo site da Ouvidoria – www.ouvidoria.to.gov.br, ou pelo Aplicativo OuvidoriaTO (para Android) ou ainda falar com a atendente virtual no Facebook Chatbot Carol, o usuário será direcionado ao Fala.BR que recepcionará todas as manifestações.

Plataforma

A plataforma é desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) e integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do país. O sistema permite aos usuários fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

“O sistema concentra em um único local as ferramentas de controle social, facilitando ao cidadão os meios para o contato com a Ouvidoria-Geral do Estado, onde pode solicitar acesso às informações em posse do Governo Estadual, fazer elogios, denunciar atos ilícitos praticados por agentes públicos, registrar reclamações e solicitações, além de enviar sugestões”, destaca a ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira.

Fotos: Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins.