Pastor investigado por golpe que prometia lucro de ‘um octilhão’ de reais’ é preso no Tocantins

0
26


Osório José foi localizado por volta das 17h15 em um rancho na zona rural e foi levado para a Delegacia de Gurupi para prestar depoimento. Pastor Osório José Lopes Júnior
Instagram/Reprodução
O pastor Osório José Lopes Júnior, procurado pela Polícia Civil do Distrito Federal por ser alvo de um esquema de golpes financeiros que enganou mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior, foi preso no sul do Tocantins. De acordo com a Polícia Civil do estado, ele foi localizado na cidade de Sucupira na tarde desta quinta-feira (21).
A operação do Distrito Federal foi deflagrada para na manhã de quarta-feira (20) e as milhares de vítimas estão no Brasil e no exterior. A Polícia Civil aponta que o grupo movimentou R$ 156 milhões em 5 anos, além de criar 40 empresas “fantasmas” e movimentar mais de 800 contas bancárias suspeitas.
Osório José foi localizado por volta das 17h15 em um rancho na zona rural e foi levado para a Delegacia de Gurupi para prestar depoimento. A defesa do pastor informou que ainda não teve acesso aos autos. (Veja nota na íntegra no final da reportagem)
Investigação
De acordo com a Polícia Civil do DF, os suspeitos de aplicar o golpe usavam uma teoria conspiratória conhecida como “Nesara Gesara” e prometiam lucro de até um “octilhão” de reais.
O grupo criminoso é composto por 200 integrantes, incluindo dezenas de pastores. Dentro das igrejas, os fiéis eram incentivados a investir as economias em falsas operações financeiras ou projetos de ações humanitárias que não existiam. As vítimas eram induzidas a pensar que estavam sendo “abençoados por Deus para receber grandes quantias”.
Os agentes do DF cumpriram dois mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão no DF, em Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
Saiba quem é pastor alvo de investigação da polícia do DF contra grupo que prometia lucro de um octilhão de reais
Nesara Gesara: Grupo que agia em igrejas e prometia lucro de um ‘octilhão’ de reais a fiéis é alvo de operação policial
Um ‘octilhão’ de reais, 350 ‘bilhões de centilhões’ de euros: dinheiro prometido por grupo suspeito de aplicar golpes financeiros existe?
Quem era o pastor
Osório é acusado de aplicar golpes em fiéis de Goianésia, no centro de Goiás, e demais pessoas de vários estados do país, em 2018. À época, ele e outro pastor alegavam que haviam ganhado um título de R$ 1 bilhão, mas precisavam reunir fundos para conseguir recebê-lo.
Ainda em 2018, o homem chegou a ser preso, mas respondia ao processo em liberdade. A sentença ainda não foi proferida pela Justiça. Após ser liberado da prisão, Osório se mudou para São Paulo.
O que diz a defesa
Em nota, a defesa do pastor informou que ainda não teve acesso aos autos e que precisa ver o fundamento da decretação da prisão para depois requerer a revogação. Se for indeferida, irá impetrar um habeas corpus.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins