Tyler, The Creator usa música de Gilberto Gil em trilha de propaganda sem negociar direitos autorais

0
29


Rapper americano usou faixa ‘Duplo Sentido’, composta por Gil e cantada por Tetê da Bahia em vídeo de nova coleção. Segundo assessoria de Gil, editora musical vai pedir reparação financeira. Tyler, The Creator e Gilberto Gil
Reprodução/Instagram/ Divulgação/Fernando Young
Tyler, The Creator escolheu uma trilha brasileira para a nova campanha publicitária de sua marca de roupas, a Golf Le Fleur. Mas não negociou os direitos autorais.
O rapper americano escolheu a faixa “Duplo Sentido” (1973), composta por Gilberto Gil, para mostrar as peças da nova coleção da marca. A versão utilizada por Tyler, The Creator é a cantada por Tetê da Bahia em 1976. O vídeo tem mais de quatro minutos e traz a faixa quase na íntegra.
O vídeo da campanha não traz qualquer menção a Gil ou Tetê nas redes sociais. Mas no YouTube, Tetê é citada no trecho de descrição do vídeo.
Procurada pelo g1, a assessoria de Gilberto Gil informou que a editora musical Sony Publishing, que administra a obra do autor e também não deu autorização prévia, “vai exigir uma reparação financeira”, já que o vídeo está há muitos dias no ar. A propaganda foi divulgada no dia 6 de dezembro.
Ainda segundo a assessoria do artista, Tyler, que é fã de Gil, fez uma ligação para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso da música sem autorização.
Nas redes sociais, Gilberto Gil compartilhou um texto do empresário e produtor Evandro Fióti no qual ele cita o caso:
“Amo o querido [Tyler, The Creator]. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo acreditar que, se fosse o contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo.”
Gilberto Gil compartilha post de Evandro Fióti sobre uso de música sem autorização por Tyler, The Creator
Reprodução/Instagram

Fonte: G1 Entretenimento